O movimento “SOS Apyterewa”, lançado pelo deputado estadual Torrinho Torres (Podemos), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), já mobilizou os primeiros esforços e ações. O parlamentar, com apoio do Governo do Pará e do deputado estadual Carlos Vinicios (MDB), conseguiu 2 mil cestas básicas e atendimentos sociais para São Félix do Xingu, no sul estado.
As ações sociais serão conduzidas não só pelo projeto Mandato Móvel de Torrinho — que tem apoio do programa Alepa Itinerante e do presidente do parlamento estadual, deputado Chicão (MDB) — como também pela Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que deve tentar enquadrar famílias e facilitar acesso a benefícios sociais.
“Como prometido, estamos conseguindo os primeiros atendimentos para as famílias da Apyterewa que estão precisando do nosso apoio, já que muitos perderam tudo após a desintrusão. São ações emergenciais que contam com o apoio do Governo do Pará, através do governador Helder Barbalho (MDB), que ofereceu a ajuda do secretário Inocêncio Gasparim, da Seaster. E agradeço ao apoio do deputado Carlos Vinicios”, declarou Torrinho, ao anunciar os primeiros esforços do movimento “SOS Apyterewa”.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Em Rio Maria, Polícia Civil prende suposto faccionado do PCC por tráfico, homicídio e tentativa de homicídio
- STF determina desintrusão das terras indígenas Kayapó, Trincheira-Bacajá e Munduruku no Pará; áreas envolvem Ourilândia, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Bannach
- Um mês após início do conflito, brasileiros poderão ser resgatados da Faixa de Gaza