O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo — o terceiro nível mais grave — de tempestades para 34 municípios das regiões sul, sudeste e sudoeste do Pará. Todas as 15 cidades da Região de Integração do Araguaia estão incluídas. Trata-se de um fenômeno pós onda de calor, que tem sido registrado em todo o eixo centro-sul do Brasil. Especialistas apontam que esse é um reflexo das mudanças climáticas afetando o país como nunca.
“Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. Estão previstas chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, diz o alerta do Inmet.
Na escala do Inmet, uma chuva forte é aquela que tem de 20 a 50 milímetros por hora, como as estão previstas no alerta amarelo emitido nesta sexta-feira (17). Acima de 50 milímetros por hora, a chuva pode ser chamada de “violenta”. Como há riscos de relâmpagos, é recomendável não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada na hora da tempestade. Os ventos fortes também podem causar perigo no trânsito, sobretudo para motociclistas.
Confira a lista completa de cidades sob alerta de tempestade do Inmet, válido até as 10h deste sábado (18):
- Água Azul do Norte
- Altamira
- Anapu
- Bannach
- Bom Jesus do Tocantins
- Brejo Grande do Araguaia
- Canaã dos Carajás
- Conceição do Araguaia
- Cumaru do Norte
- Curionópolis
- Eldorado do Carajás
- Floresta do Araguaia
- Itaituba
- Jacareacanga
- Marabá
- Nova Ipixuna
- Novo Repartimento
- Ourilândia do Norte
- Palestina do Pará
- Parauapebas
- Pau D’Arco
- Piçarra
- Redenção
- Rio Maria
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- São Domingos do Araguaia
- São Félix do Xingu
- São Geraldo do Araguaia
- São João do Araguaia
- Sapucaia
- Senador José Porfírio
- Tucumã
- Xinguara
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Preço do boi no sul e no sudeste do Pará volta a encostar no valor nacional nesta sexta (17/11); veja cotação de Redenção, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu
- Polícia Federal investiga advogados do Piauí e do Maranhão por suposta fraude contra a previdência no Pará; prejuízos podem chegar a R$ 15 milhões
- Governo Lula revoga decisão de Bolsonaro que autorizava trabalho em feriados no setor comercial
- Filho é preso sob suspeita de matar a própria mãe a pauladas em Ourilândia do Norte