Nesta terça-feira (5), vários gatos apareceram mortos e espalhados em diferentes vias do setor Oeste, em Redenção, no sul do Pará. Em vídeo, a ONG Redencenses Protetores mostrou os animais mortos e o início do trabalho investigativo da Polícia Civil para elucidar o caso e localizar os responsáveis. Perto de um dos cadáveres, foi encontrado uma porção de ração úmida com uma substância semelhante ao veneno para ratos conhecido como “chumbinho”. O mesmo produto foi encontrado nos bichos.
A advogada Kllecia Mota (OAB-PA 19301-A), que faz parte da ONG e da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-PA, gravou um vídeo mostrando agentes da Polícia Civil de Redenção recolhendo alguns corpos dos gatos mortos e o produto suspeito. Tudo foi encaminhado para análise laboratorial. Os policiais seguem em busca de imagens de câmeras de segurança que possam levar a identificação de suspeitos do crime ambiental.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por REDENCENSES PROTETORES (@redencensesprotetores.oficial)
Ao Fato Regional, o delegado Arthur, da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca), confirmou que uma investigação já foi iniciada para buscar mais indícios do crime. As investigações estão em curso. Em dezembro de 2023, a Deca já havia iniciado uma investigação sobre o extermínio de cães e gatos em Redenção, após vários cadáveres de animais terem sido encontrados no setor Planalto e na área do Acaba Saco.
Quaisquer informações que possam ajudar na solução do caso podem ser encaminhadas ao Disque-Denúncia (181). Se a informação for mais urgente, o ideal é ligar para o 190. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Também é possível mandar fotos, vídeos, áudios e localização para a atendente virtual Iara, pelo WhatsApp (91) 98115-9181. Não é necessário se identificar.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Senado articula PEC contra iminente descriminalização do porte de pequenas quantidades de drogas pelo STF
- Homem suspeito de fazer ‘delivery de munições e drogas’ no sul do Pará é preso em Xinguara
- Ero Brasil e Senai anunciam curso de instrumentista industrial em Tucumã; veja como se inscrever
- Projeto cultural com apoio da Vale preserva festividades e rituais do povo indígena Kayapó no sul do Pará