A Defesa Civil Municipal de São Félix do Xingu, no Sul do Pará, está monitorando o aumento considerado acima do normal do nível de rios e igarapés que passam pela cidade. O fenômeno é considerado normal e até aguardado, já que a seca levou o município a entrar em estado de emergência no final de 2023. No entanto, a retomada do nível segue um ritmo acelerado e é visto com atenção. Nesta quinta-feira (18), quem passava pela rodovia PA-279 podia ver como o rio Carapanã estava cheio.
Ao Fato Regional, o coordenador da Defesa Civil Municipal de São Félix do Xingu, Mauro Sousa, explicou que por enquanto o aumento do nível dos rios não chega a gerar um alerta. Foram registrados aumentos no nível dos igarapé Carapanã, Xadá e Triunfo. Já os rios Xingu e Fresco tiveram aumento, mas ainda não exatamente como esperado. “Por enquanto, nada que ultrapasse o nível considerado dentro do esperado. Porém, estão subindo e se continuar desse jeito, nesse ritmo, teremos de nos preocupar”, disse.
Devido à seca dos rios, São Félix do Xingu teve a situação de emergência reconhecida no final de novembro de 2023 e com validade até 6 de maio deste ano. Os laudos da Defesa Civil apontaram que cerca de 20% da população xinguense da zona rural foi afetada, afetando cerca de 9,8 mil pessoas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente considera positivo devido à seca prolongada e aponta que a recuperação do nível das águas demorou mais que o esperado.
ACESSE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À SECA EM SÃO FÉLIX DO XINGU
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Equatorial Pará informa que boletos da conta de luz agora serão emitidos pelo Banco do Brasil
- Polícia Federal prende ex-deputado federal Wladimir Costa no Aeroporto Internacional de Belém
- ‘AJOELHA, AJOELHA’: trio atira contra casal em Redenção, matando rapaz e deixando moça ferida
- Mãe denuncia o próprio filho vendendo drogas em vila a 165 km da Taboca; homem foi preso