Após mudar o banco emissor das faturas da conta de energia para o Banco do Brasil, a Equatorial Pará divulgou um comunicado com dicas de segurança para evitar golpes. O golpe do falso boleto é um dos mais conhecidos, mas há outros como sites falsos, canais não oficiais e e pessoas se passando por funcionários da empresa. Veja como se prevenir.
Pagamentos com fatura impressa ou digital devem ter elementos essenciais de verificação
Os clientes devem ficar atentos na hora do pagamento das contas de energia. Para realizá-lo somente pelos meios oficiais: Qr Code do Pix, que vem descrito na própria conta; internet banking, casas lotéricas; bancos; site oficial da distribuidora; maquinetas de cartão disponíveis nas agências de atendimento, com os agentes de negociação, e ainda com equipes de campo devidamente caracterizadas. Vale ressaltar que os colaboradores da Equatorial não recebem dinheiro em espécie ou por meio de chaves pix.
Para quem realizar o pagamento de forma digital, o CNPJ correto que deve aparecer na hora da transação bancária é o 04.895.728/0001-80.
Canais Digitais oficiais e segurança de dados e informações pessoais
Cabe alertar ainda que é muito importante que os clientes jamais coloquem seus dados em ambientes que não sejam seguros. Para isso, ao acessar o site da Equatorial, por exemplo, deve-se evitar a utilização de mecanismos de busca e digitar, diretamente no navegador, o endereço www.equatorialenergia.com.br; é necessário observar o domínio equatorialenergia.com.br e não acessar sites com endereços diferentes do indicado pela empresa.
É importante também verificar se o endereço permanece o mesmo após o acesso, e se há o indicativo de página segura. Além do mais, o único número da Assistente Virtual Clara é o (91) 3217-8200 que atende pelo WhatsApp.
Descontos só existem através de programas oficiais, renegociações ou a Tarifa Social
Por fim, a distribuidora reforça que as únicas formas de obter descontos na conta de energia são por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias de baixa renda ou através do programa E+ Reciclagem. E todo possível desconto relacionado à fatura vem descrito na própria conta de energia. Caso alguém ofereça vantagens como desconto do valor que está apresentado na fatura de energia, a pessoa deve ligar imediatamente para a polícia e denunciar.
Para tirar qualquer dúvida, os clientes podem ir a uma agência de atendimento da Equatorial ou acionar a empresa pelo telefone 0800 091 0196.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Ministro Jader Filho anuncia mais R$ 828 mil em recursos para Rio Maria na reconstrução após chuvas
- Polícia Civil encontra arsenal na casa de homem morto a tiros em Rio Maria
- Governo Lula pode renegociar dívidas de prefeituras em meio à crise da desoneração das folhas de pagamento
- PF explode ponte de acesso à Extensão Apyterewa em São Félix do Xingu