domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Festividades Kayapó no Dia dos Povos Indígenas movimentam Aldeia Mãe em São Félix do Xingu

Cerca de 800 dos mais 2,4 mil indígenas que vivem em São Félix do Xingu vivem na aldeia mãe, às margens do rio Xingu e promovem festividades que são conhecidas pelas tradições e beleza da cultura dos povos originários da Amazônia
Os indígenas Kayapó realizaram festividades no Dia Nacional dos Povos Indígenas, na Aldeia Mãe em São Félix do Xingu, no sul do Pará, com as pinturas corporais tradicionais, danças e músicas (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

No Dia Nacional dos Povos Indígenas, o povo Kayapó de São Félix do Xingu, no Sul do Pará, promoveu uma grandes festividade na que é chamada de Aldeia Mãe, reunindo mais de 800 dos 2,4 mil indígenas do município. O dia foi dedicado à manutenção, preservação e celebração das tradições e culturas de uma das etnias mais presentes na região.

As tradições e história foram celebradas pelo povo Kayapó de São Félix do Xingu (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Os eventos deste dia 19 de abril tiveram apoio com recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, autorizados pelo prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB). A festividade contou com a presença do secretário adjunto de Cultura, Marcos Antônio dos Santos, e da secretária municipal de Educação, Darci Rodrigues.

O secretário adjunto de Cultura, Marcos Antônio dos Santos, e a secretária municipal de Educação, Darci Rodrigues conversaram com os indígenas durantes as festividades deste Dia Nacional dos Povos Indígenas (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

A convite da prefeitura, a equipe do Fato Regional pôde acompanhar uma parte das festividades alusivas ao Dia Nacional dos Povos Indígenas. A Aldeia Mãe fica a cerca de 4 horas da sede São Félix do Xingu, numa viagem de barco rumo ao encontro dos rios Fresco e Xingu até a aldeia Kokraimoro.

Secretária municipal de Educação, Darci Rodrigues conversar com os indígenas durantes as festividades deste Dia Nacional dos Povos Indígenas (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

“Essa é considerada a Aldeia Mãe por ser a maior e com mais indígenas morando entre as 12 aldeias de São Félix do Xingu. Esse é um momento de celebração da nossa cultura, das nossas tradições, da nossa história. O sentido do Dia Nacional dos Povos Indígenas é a celebração dessa história dos povos originais do Brasil, da manutenção e valorização dos nossos costumes”, conta Dari Kayapó Pimenta.

Dia Nacional dos Povos Indígenas ( (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!