O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), recebeu um dos 10 títulos “Doutor Honoris Causa”, concedido pela Universidade da Amazônia. A condecoração somente é conferida a personalidades que agregam valor à história da instituição que completa 50 anos de fundação em 2024. O chefe do Executivo paraense participou da solenidade honrosa, realizada no Theatro da Paz, em Belém, na noite desta segunda-feira (10).
“Muito me honra receber esta comenda, esta deferência e, acima de tudo, poder agradecer todo o conhecimento que pude acolher e receber nos bancos da Universidade da Amazônia. Ensinamentos estes que hoje, certamente, colaboram muito para que eu possa exercê-los como governador do Estado. Que possamos sempre ter na Unama uma referência educacional”, declarou Helder, que se formou em Administração pela instituição.
Helder Barbalho lembrou, comovido, do dia em que ouviu no rádio seu nome no listão dos aprovados, e ainda de todos os anos de aprendizado na Unama. “…Poder voltar aqui para receber esta comenda, a comenda mais importante da Universidade que me deu a oportunidade de graduar-me, sem dúvida é um momento muito importante da minha vida pessoal e de muita gratidão a todos que me permitiram e colaboraram para que eu pudesse chegar aqui”, disse.
O presidente do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz enalteceu a presença do Governador e destacou a importância do título ‘Doutor Honoris Causa’, que foi entregue a poucas pessoas. “Quero lembrar que a instituição, em todos esses anos, entrega hoje o sétimo título de Doutor Honoris Causa. Ao nosso governador, agradeço por levar o nome da Unama em sua trajetória. Você faz parte da história da nossa universidade.”, finalizou.
No evento, colaboradores, docentes, gestores e administrativos foram agraciados com certificados nas categorias funcionário mais antigo e docente mais antigo. A Unama também reconheceu e entregou certificação a um dos primeiros alunos matriculados na instituição, em 1974.
Diretora regional Norte do Grupo Ser Educacional e reitora da Unama, a doutora em Administração, Maria Betânia Fidalgo Arroyo, fez questão de exaltar a relevância de Helder Barbalho a ponto de ter o título concedido. “Um homem público, que nos últimos anos, tem sido o timoneiro do Pará, alçando o nosso Estado como estrela de grandeza maior, importância inequívoca na Amazônia, no Brasil e no mundo. Assim é o governador Helder Barbalho, que governa com visão estratégica, ao posicionar o nosso Pará no mais elevado patamar de desenvolvimento de justiça social, de relevância política nacional e de liderança na Amazônia brasileira e Pan-Amazônia”, comentou.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Pará tem redução de 29% de alertas de desmatamento; São Félix do Xingu, Altamira e Portel são destaques
- Prefeito Dr. Júlio destaca Ourilândia na rota do desenvolvimento econômico com voos da Azul
- Suposto faccionado do PCC, foragido de São Félix do Xingu, morre após reagir a abordagem da Polícia Civil em Marabá
- Em Tucumã, Polícia Civil prende suspeito de dupla tentativa de homicídio em bar durante o final de semana
- Cacau de Tucumã segue em alta e acima do valor dos mercados estadual e nacional