As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024) encerram nesta quinta-feira (25), em todo o Brasil. Por lá, os estudantes poderão se inscrever em processos seletivos de todo o país. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai ofertar 1.360 vagas, sendo 900 para Marabá; 150 vagas para Xinguara; 120 para Rondon do Pará; 100 para Santana do Araguaia; e 90 vagas no campus de São Félix do Xingu.
O Sisu 2024 terá um processo seletivo diferente, pelo qual os candidatos poderão ser selecionados para cursos cujas aulas se iniciarão no primeiro ou segundo semestre de 2024. O resultado da chamada única será divulgado no dia 30 de janeiro. O sistema utiliza as notas do Enem 2023.
ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO DA UNIFESSPA PARA O SISU 2024
ACESSE AQUI A PLATAFORMA DO SISU 2024
No Sisu 2024, foram adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas e que serão obedecidas pela Unifesspa. Com isso, todos os candidatos inscritos nessa modalidade serão classificados conforme o desempenho no Enem e o perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades.
Veja os cursos por município:
Marabá
- Física (Licenciatura)
- Matemática (Licenciatura)
- Ciências Naturais (Licenciatura)
- Química (Licenciatura)
- Ciências Sociais (Licenciatura)
- Ciências Sociais (Bacharelado)
- Geografia (Bacharelado)
- História (Licenciatura)
- Pedagogia (Licenciatura)
- Direito (Bacharelado)
- Ciências Econômicas (Bacharelado)
- Agronomia (Bacharelado)
- Ciências Biológicas (Bacharelado)
- Saúde Coletiva (Bacharelado)
- Geologia (Bacharelado)
- Engenharia de Materiais (Bacharelado)
- Engenharia de Minas e Meio Ambiente (Bacharelado)
- Engenharia da Computação (Bacharelado)
- Engenharia Elétrica (Bacharelado)
- Engenharia Química (Bacharelado)
- Engenharia Mecânica (Bacharelado)
- Engenharia Civil (Bacharelado)
- Letras Português (Licenciatura)
- Letras Inglês (Licenciatura)
- Artes Visuais (Licenciatura)
Rondon do Pará
- Administração (Bacharelado)
- Ciências Contábeis (Bacharelado)
- Jornalismo (Bacharelado)
São Félix do Xingu
- Letras Português (Licenciatura)
- Ciências Biológicas (Licenciatura)
- Engenharia Florestal (Bacharelado)
Xinguara
- História (Licenciatura)
- Geografia (Licenciatura)
- Zootecnia (Bacharelado)
- Medicina Veterinária (Bacharelado)
Os candidatos devem ficar atentos ao escolher o curso que irá concorrer a vaga; o turno no qual o curso será ofertado; o número de vagas de ampla concorrência e a reserva por meio de cotas; os pesos e as notas mínimas estabelecidos pelos respectivos cursos da Unifesspa para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno; e a documentação básica para a realização da habilitação dos candidatos selecionados, inclusive aquela necessária à comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos pelas Portarias Normativas.
Ainda de acordo com o edital, as vagas eventualmente não ocupadas ao fim da 1ª chamada serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo SISU 2024.1 e posterior consulta de manifestação de interesse.
Para constar na lista de espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar sua inscrição na lista de espera no portal do SISU e, posteriormente, manifestar seu interesse na vaga da Unifesspa através do endereço eletrônico Cadastro On-line 2024, que ainda será divulgado, durante o período especificado no cronograma de inscrição, seleção e cadastramento dos candidatos definido pelo SISU/MEC e Unifesspa, respectivamente.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Xinguara terá grande festival de verão em julho, no Pontão do Araguaia, garantem ministro do Turismo Celso Sabino e prefeito Dr. Moacir
- Sistema Objetivo, no sul do Pará, prepara início do ano letivo de 2024 nos dias 27 e 29 de janeiro
- Polícia Federal e ICMBio fecham garimpos em Parauapebas e Curionópolis que ameaçavam sistema de energia; 7 pessoas foram presas por crimes ambientais
- Prefeito João Cleber e deputado Torrinho acompanham inspeção do Governo do Pará ao terreno onde será a Usina da Paz de São Félix do Xingu
- Estudantes terão poupança para concluir o ensino médio e incentivo financeiro para fazer o Enem