quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Vale se une à iniciativa 1 Trillion Trees, que visa plantar 1 trilhão de árvores no planeta até 2030

O ingresso na iniciativa global promovida pela 1t.org faz parte da agenda promovida pelo Fórum Econômico Mundial. A Vale tem a meta de proteger e restaurar 500 mil hectares no Brasil, sendo que 165 mil hectares estão no Pará. A mineradora já integra outras iniciativas que protegem 1 milhão de hectares.
Reserva Natural Vale, área de 23 mil hectares destinada à conservação e pesquisa científica (Foto Ricardo Teles / Vale)

A Vale passa a integrar a plataforma 1 Trillion Trees, iniciativa do Fórum Econômico Mundial para buscar soluções baseadas na preservação da natureza em apoio à Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas (ONU 2021-2030). O ingresso na iniciativa global se une às metas da mineradora de proteger e restaurar 500 mil hectares no Brasil, sendo que 165 mil hectares estão no Pará. A mineradora já integra outras iniciativas para proteção de 1 milhão de hectares.

O 1t.org acompanha empresas parceiras, proporcionando mais transparência e integridade a seus compromissos e ações para conservar, restaurar e cultivar árvores e florestas ao redor do mundo. Para participar do 1t.org, as empresas só são elegíveis se assumirem o compromisso em estabelecer uma meta de redução de emissões alinhada com o Acordo de Paris.

“Estamos honrados em fazer parte do movimento 1t.org, engajando-nos em um diálogo global de soluções inovadoras, para ampliar a restauração no mundo. Na Vale, a Meta Florestal 2030 integra conservação e recuperação com benefícios econômicos, alinhada com a Agenda 2030 da ONU. Nosso objetivo é proteger e restaurar 500 mil hectares além dos nossos limites operacionais”, afirma Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale

Em 2019, a Vale se comprometeu com seis metas de sustentabilidade alinhadas à Agenda 2030 da ONU. Uma delas é a Meta Florestal Vale 2030, compromisso voluntário de proteger e restaurar 500 mil hectares de biomas no Brasil, em especial a Amazônia, além dos seus limites operacionais. Isso corresponde à proteção de 400 mil hectares e 100 mil hectares de recuperação de áreas.

Em relação à conservação/proteção – focada na permanência e qualidade do bioma nativo e manutenção dos estoques de carbono –, a empresa trabalha em parceria com sete unidades de conservação e no apoio de projetos de REDD+ no Pará, envolvendo 165 mil hectares. A meta de 500 mil hectares se soma aos mais de 1 milhão de hectares que a Vale já ajuda a proteger no mundo por meio de ações de compensação ou voluntárias. Deste total, 800 mil hectares estão na Amazônia, onde a empresa está presente há quase 40 anos.

“Na parte de restauração, entre 2020 e 2023, somamos mais de 12 mil hectares em recuperação através de negócios de impacto que atuam em cadeias produtivas sustentáveis, realizados por meio do Fundo Vale e de uma rede de parceiros. Esse modelo tem como foco potencializar negócios que ofereçam um equilíbrio atrativo entre risco, retorno e impactos socioambientais positivos no uso da terra”, diz nota da empresa.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!