domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Inscrições para oficinas gratuitas na área cultural em Ourilândia do Norte encerram nesta terça (09/01)

A inscrição é gratuita e feita pela internet. A oficina será realizada na Escola Madre Teresa de Jesus, setor Novo Horizonte, s/n, sempre das 18h30 às 22h.
As inscrições estão abertas e o projeto, realizado pelo Centro Cultural Tatajuba e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, já ajudaram na formação de vários agentes culturais (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de capacitar artistas, produtores e gestores culturais, o Movimenta Cultura circula por oito municípios do Pará e está com inscrições abertas para oficinas gratuitas em Ourilândia do Norte. O prazo encerra nesta terça-feira (9). Promovido pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz – MA) e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, o projeto oferece as oficinas: O Avesso da Cena – Empreendedorismo Cultural; Elaboração de Projetos Culturais – Módulo 2; e Território e Cultura – reconhecendo nosso espaço.

As aulas serão ministradas durante o mês de janeiro deste ano, no auditório da escola Madre Teresa de Jesus, localizado no setor Novo Horizonte. Os interessados em participar devem preencher os formulários específicos de cada atividade, disponíveis no Facebook e no Instagram do projeto. Para tirar dúvidas e atendimento de solicitações adicionais, o Movimenta Cultura pode ser contatado pelo WhatsApp no número (99) 98174-5610.

ACESSE AQUI A ÁREA GERAL DE INSCRIÇÕES DO MOVIMENTA CULTURA

Cada oficina tem carga horária de 16 horas-aula e oferece uma oportunidade única para aprendizado e crescimento na área cultural. As vagas são limitadas e as inscrições atualmente estão disponíveis para interessados que moram em Ourilândia do Norte.

Saiba mais sobre as oficinas do Movimenta Cultura

  • O Avesso da Cena – Empreendedorismo Cultural: será realizada de 15 a 19 de janeiro, das 18h30 às 22h. As inscrições podem ser feitas até 9 de janeiro de 2024. Ministrada por Rômulo Avelar, a atividade abordará tópicos fundamentais para a gestão cultural, como a atuação dos produtores culturais, empreendedorismo, marketing e fontes de recursos.

ACESSE AQUI PARA SE INSCREVER PARA A OFICINA O AVESSO DA CENA

  • Elaboração de Projetos Culturais – Módulo 2: será realizada de 22 a 26 de janeiro, também das 18h30 às 22h, com inscrições disponíveis até 9 de janeiro de 2024. A professora Mariana Pinheiro orientará os participantes sobre a execução de projetos culturais incentivados, incluindo planejamento, recursos humanos, gestão financeira e prestação de contas.

ACESSE AQUI PARA SE INSCREVER NA OFICINA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

  • Território e Cultura – reconhecendo nosso espaço: será realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 18h30 às 22h, e está com inscrições abertas até 23 de janeiro de 2024. Ministrada por Francisca Prates, a oficina vai auxiliar os participantes a mapear iniciativas locais em suas comunidades, a fim de pensar e criar estratégias de desenvolvimento local.

ACESSE AQUI PARA INSCRIÇÕES DA OFICINA TERRITÓRIO E CULTURA

Três oficinas gratuitas estão abertas para os fazedores de cultura de Ourilândia do Norte e vão capacitar pessoas para várias áreas culturais (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre o projeto Movimenta Cultura, realizadores e patrocinadores

O Movimenta Cultura tem como missão impulsionar a profissionalização no setor cultural, oferecendo uma gama de temáticas e ferramentas essenciais para o desenvolvimento profissional. Ao todo, serão ofertadas cerca de 60 oficinas gratuitas, atendendo diversas cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, até março de 2024. O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. As atividades são desenvolvidas em conjunto com o poder público, setor privado, sociedade civil e indivíduos atuantes no Maranhão.

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022,foram patrocinados mais de 600 projetos.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!