segunda-feira, 27 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pesquisa do Instituto Doxa em Pau D’Arco mostra favoritismo de Domingos Enfermeiro e impressões de eleitores

Na pesquisa, feita com 367 eleitores de Pau D'Arco, o Instituto Doxa questionou sobre principais anseios do povo, perfil eleitoral, motivações para votar num candidato e levantou as impressões sobre a gestão do prefeito Fredson. Cerca de 28% dos entrevistados disse que ainda pode mudar o voto durante a campanha.
Corrida para a prefeitura de Pau D'Arco já começou (Foto: Marco Santos / Agência Pará / Imagem Ilustrativa)

O Instituto Doxa realizou uma pesquisa sobre as eleições deste ano em Pau D’Arco, no sul do Pará, e divulgou os resultados que foram registrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Além de análises sobre o perfil dos 367 eleitores entrevistados, entre os dias 14 e 17 deste mês, houve questões sobre principais expectativas para o próximo prefeito da cidade, avaliação da atual gestão e os favoritos para o pleito de outubro. Domingos Enfermeiro, pelo levantamento, está com vantagem na pré-campanha. A margem de erro é de 4,9%.

Uma das questões que ajudam a compreender a pesquisa e sentimentos dos eleitores de Pau D’Arco foi se o voto já estava definido. Para 71%, a decisão já estava tomada, enquanto 28% disseram ser possível mudar o voto durante a campanha. Outros 0,9% não souberam ou não opinaram. E o que mais os cidadãos esperam do próximo prefeito, segundo a pesquisa, é pavimentação, com 21,8% das respostas, seguido da conclusão da rodoviária (8,5%) e investimentos na saúde pública (5,6%).

Uma das modalidades de pesquisa mais importantes é a espontânea, pois mostra os entrevistadores não apresentam candidatos e os eleitores devem dizer em quem pensam. Nessa questão, Domingos Enfermeiro apareceu com 40,1% das intenções de voto. Clidean Chaves aparece com 20,5%. Em terceiro lugar, o atual prefeito, Fredson, com 2,1%. Os que não sabem ou não responderam somaram 37,3%.

Na modalidade estimulada, quando são apresentados nomes dos candidatos, Domingos Enfermeiro teve um desempenho melhor, com 47,2% das intenções de voto. Em seguida Clidean Chaves, com 26,1%. Os que não souberam ou não responderam foram 23,2%. Outros 3,5% apontam que votarão branco ou nulo.

Uma das questões feitas aos entrevistados seriam os motivos para votar no candidato escolhido. Para 13,1% dos eleitores, o candidato citado seria a “melhor opção”. Outros 9,3% disseram que seriam “boas pessoas”. Já 8,4% apontam que a decisão seria por “conhecer o candidato ou ser amigo”. As respostas menos frequentes foram: é o “mais preparado” (0,9%), “vai continuar o trabalho” (0,9%) e “confiança” (0,9%). Apenas 2,8% citaram “boas propostas”. Outros 15% não souberam ou não opinaram.

Na questão sobre rejeição aos candidatos, Domingos Enfermeiro teve o menor índice, com 19,7%. Clidean Chaves apareceu com 25,4% de rejeição. Outros 26,8% dizem não rejeitar nenhum candidato. E 28,2% não souberam ou não opinaram. O motivo de rejeição mais citado foi “teve oportunidade e não fez nada”, com 7,8% das respostas.

Sobre a avaliação do prefeito Fredson, 38,7% acham que a atuação dele à frente da prefeitura de Pau D’Arco é regular. Outros 26,8% consideraram boa e somente 2,8% acharam excelente. Para 11,3% a gestão é considerada péssima e 8,5% avaliam como ruim. Não souberam ou não opinaram somaram 12%.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com base na pesquisa do Instituto Doxa)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!